Campanha Outubro Brilhante atende mais de mil pessoas em Campinas

WhatsApp Image 2017-11-01 at 16.53.09 (1).

O objetivo maior foi divulgar a optometria e o cuidado com a saúde visual

A campanha Outubro Brilhante teve fim no último dia 29, em Campinas, São Paulo. O evento ocorreu durante três domingos de outubro e foi voltado para atender a população do município e da região, como forma de promover a Optometria e a saúde ocular.

A primeira edição da campanha foi uma iniciativa do Vereador Fernando Mendes em parceria com a Prefeitura de Campinas e o Conselho Regional de Óptica e Optometria de São Paulo (CROO-SP). O Grupo Educacional Filadélfia participou diretamente do evento através dos alunos do curso de Óptica e Optometria que foram os voluntários responsáveis pela realização da triagem ocular dos munícipes.

Segundo Michel Pazos, Diretor de Coordenação do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo, o evento é essencial para a disseminação da Optometria no estado e também pelo restante do país. “O evento Outubro Brilhante foi o único evento até hoje que teve apoio de autoridades (Prefeito, Vereador, Guarda municipal, Faculdade Anhanguera – que cedeu o prédio da instituição para a realização do evento) e que atingiu um grande número de atendimentos, o que mostra às autoridades de Campinas que a reserva de mercado que os oftalmologistas têm, deve acabar”, explica ele.

Hoje o Município conta com 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, em nenhuma delas, existe a especialidade oftalmologia. Para o atendimento da saúde ocular, apenas sete consultas mensais são agendadas e encaminhadas para as unidades especializadas. Isso resulta em aproximadamente 500 pessoas por unidade, 34 mil ao todo, esperando por uma consulta. Estes dados escancaram a urgência pela inclusão da Optometria no Sistema Único de Saúde (SUS), para ajudar na diminuição das filas e na luta contra a cegueira evitável.

O Vereador Fernando Mendes esteve no evento e explicou a importância de um representante no legislativo que entenda e defenda a causa dos Optometristas. “A optometria é hoje a parceira ideal para ajudar a população que sofre com a falta de atendimento e também a Prefeitura e o Executivo na sua deficiência financeira. Existem pessoas se formando, pessoas estudando, pessoas investindo, e com um futuro incerto. Eventos como este são para isso, para entendermos que existe um caso de justiça a ser feita a quem não está cometendo crime, mas sim estudando para desenvolver uma profissão” argumenta o vereador.

Os números oficiais do evento divulgados pelo CROO-SP:

  • 70% – Saíram com prescrição optométrica para ter uma melhora visual e qualidade de vida.
  • 6,5% – Encaminhados ao corpo clinico especializado com suspeita de patologia.
  • 15,5% – São emétropes (não precisam de nenhum atendimento Optométrico ou Oftalmológico)
  • 8% – Desistiram (não quiseram aguardar)