Técnica Shiatsu, os benefícios para pacientes e massoterapeutas

Shiatsu

Bem-estar! Vida mais agradável! Quem é que não procura? Falar em massagem parece estar na moda, contudo, ao mesmo tempo, parece ser algo que ainda poucos podem ter acesso. Por que são essas as ideias circulantes na sociedade sobre massagem? Tais conceitos têm origens em questões culturais e sociais, em alguns preconceitos, e, na maioria das vezes, na falta de conhecimento do que ela pode proporcionar ou até mesmo desvendar positivamente em cada um de nós, seja como pacientes ou terapeutas.

A massoterapia é a terapia feita com toques compartilhados com o paciente, em fluxo de via dupla, um toque de responsabilidade e intenção, e como troca de energia. Quando esse toque ocorre com a intenção de uma massagem, se descobre a unidade do ser e se compartilham sensações por todo o corpo pelas transmissões de impulsos nervosos que acontecem, enviando para o cérebro essas sensações e o bem-estar desses estímulos, resgatando o poder curativo já conhecido e experimentado pelo organismo!

Na massagem, a atitude de ambos, doador e receptor, e a comunicação entre eles, são de extrema importância para o efeito do tratamento. Em alto nível, a massagem pode ser uma forma de meditação, com ambos os participantes presentes no momento, ambos focados no contato entre eles. A massagem vai além da pele, mais profundamente que os músculos e ossos. A boa e cuidadosa massagem penetra na profundidade do ser, chamada de Massagem Energética ou Bioenergética.

A massagem é tida como uma terapia holística, que cuida do indivíduo como um todo, antes de apenas concentrar-se nas condições físicas ou nas dores pontuais. Cuida de todas as partes do ser, suas possíveis dores ou emoções profundas, renovando a memória celular.

Atendemos em nossa Clínica dezenas de pessoas que procuram, no curto prazo, a cura de dores musculares, mau jeito, desvios na coluna, dores nos nervos ciáticos, entre outras. Já no médio e longo prazo, com o passar dos anos, descobrimos que mesmo quando as dores se vão, com a utilização de determinadas técnicas, esses pacientes alcançam curas mais profundas e a grande maioria continua com tratamentos complementares para o emocional, tendo sempre um corpo mais tranquilo e seguro do que tinham para viver, auxiliando assim em um jogo de cintura melhorado na vida, dando conta dela com mais eficácia.

Entre as técnicas executadas com o poder curativo do toque e tudo o que ele pode proporcionar ao paciente, utilizamos a técnica Shiatsu — uma arte de curar, originária do Japão, que se serve do poder do toque e da pressão para nos dar acesso às nossas próprias capacidades de autocura. Em uma sessão de Shiatsu, o profissional utiliza a pressão dos polegares e dos outros dedos, alongamentos, fricções, palmas das mãos e até cotovelos, joelhos e pés, para provocar relaxação profunda e sensação de bem-estar. Por vezes, é um processo dinâmico, outras, aparentemente estático, implicando a pressão e estiramento dos membros e tronco, amassando e libertando músculos contraídos e dando apoio a zonas fracas.

Do ponto de vista de quem a recebe, a massagem de Shiatsu é profundamente relaxante e revigorante, comunica sensação de tranquilidade e a consciência de um contato com cada membro e linhas energéticas do próprio corpo. Quando somos nós a aplicar o Shiatsu, é como se fizéssemos uma meditação ativa, deixando-nos com uma sensação de equilíbrio e energia semelhante à do receptor.

O Shiatsu evoluiu a partir da massagem tradicional no Oriente e, tal como a acupuntura e outras terapias orientais, atua sobre o sistema energético do corpo, por meio da rede de meridianos, ou vias de energia, que se relacionam com o funcionamento de órgãos internos bem como com a nossa harmonia emocional, psicológica e energética, efetuando assim a “arte de cura”.

Durante a sessão, o terapeuta trabalha geralmente em todo o corpo: braços, pernas, costas, abdômen, pescoço e cabeça. Esse tratamento total transmite novamente ao paciente a impressão de estar a ser “ligado” a todo o seu corpo e não apenas à parte que talvez constitua o problema, proporcionando assim uma terapia completa e indo além das queixas e dores encontradas. Estabelecer esse contato entre as diversas partes chama a atenção para a relação entre zonas do corpo físico e a mente.

O Shiatsu é uma terapia de reequilíbrio físico e energético, tem função terapêutica e com ele busca-se reencontrar o equilíbrio da energia vital, a base para a saúde de todas as pessoas. Uma variação muito conhecida e muito comum da massagem Shiatsu é o Shiatsu Express, feito numa cadeira de massagem própria, mais focada na coluna e membros superiores, utilizada em lugares públicos e empresas com os programas de qualidade de vida dos funcionários.

E finalizamos destacando outro aspecto importante e empreendedor: capacitar-se para ser um terapeuta corporal, com técnicas que aliviam dores e curam, como o Shiatsu e outras existentes no campo da massoterapia, amplia o olhar do profissional para suas atividades e o prepara para um mercado muito mais amplo, com maiores possibilidades de clientes, ganhos, contribuições às vidas e reconhecimento.

Fonte: Eduardo Sergio – Proprietário do Spaço Profit | Professor do Instituto Filadélfia

Artigo redigido para a Revista Educação Profissional e disponível nas páginas 14 e 15 da Edição nº 5.